Bruxelas avança com ação legal contra AstraZeneca devido a atraso nas vacinas

Bruxelas avança com ação legal contra AstraZeneca devido a atraso nas vacinas
Leonor Riso 26 de abril
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 13 a 19 de maio
As mais lidas

Comissão Europeia acusa farmacêutica de não ter um "plano confiável" para assegurar que vacinas chegam a tempo.


A Comissão Europeia revelou esta segunda-feira que vai lançar uma ação legal contra a AstraZeneca por não respeitar o contrato entre ambas relativo à distribuição de vacinas contra a Covid-19 e por não ter um plano "confiável" para assegurar que as encomendas cheguem a tempo. 

REUTERS/Henry Nicholls
No contrato, a empresa tinha-se comprometido a fazer os "esforços o mais razoáveis possível" para entregar 180 milhões de doses à União Europeia até ao segundo trimestre de 2021, para chegar a um total de 300 milhões de doses no período de dezembro a junho. 

Porém, a farmacêutica revelou num comunicado a 12 de março que só conseguiria entregar um terço dessa quantidade. Uma semana depois, a Comissão Europeia enviou uma carta legal à AstraZeneca, um primeiro passo num processo judicial devido à disputa. 

"A Comissão iniciou na última sexta-feira uma ação legal contra a AstraZeneca", afirmou o porta-voz da União Europeia em conferência de imprensa. Os 27 Estados-membros apoiaram a decisão. "Alguns termos do contrato não foram respeitados e a empresa não se encontrou numa posição para desenvolver uma estratégia confiável para assegurar a entrega em tempo útil das doses."

"Queremos assegurar que existe uma entrega rápida do número suficiente de doses a que os cidadãos europeus têm direito e que foram prometidos na base do contrato", adiantou o porta-voz. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais