Sábado – Pense por si

O cérebro muda na gravidez

Vanda Marques
Vanda Marques 25 de setembro de 2024 às 23:00

A neurologista Elizabeth Chrastil fez 26 ressonâncias magnéticas quando ficou grávida e comprovou que há alterações de preparação para a maternidade. Agora quer fazer o estudo com mais mulheres.

Esquecimento e algum cansaço são algumas das alterações que muitas grávidas descrevem. Há até histórias – verídicas – de grávidas que se esqueceram do pin do cartão multibanco enquanto o viam ser engolido pela máquina, convencidas de que estavam certas. Confissões à parte, o estudo do cérebro das grávidas suscita cada vez mais interesse por parte da comunidade científica. Como refere a neuropsicóloga Marta Parreira, estes esquecimentos, por exemplo, podem estar relacionados com a “carga mental da parentalidade, associada ao impacto da existência de várias tarefas imediatas e intermináveis”. E acrescenta que estes estudos são essenciais para “sabermos que estas alterações no cérebro são reais e não perceções subjetivas”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.