Sábado – Pense por si

As maneiras de usar os alimentos como medicamentos

Lucília Galha
Lucília Galha 01 de janeiro de 2018 às 09:47

Sabia que cheirar açafrão pode melhorar o humor? Ou que a beterraba é um dos melhores remédios para a hipertensão? O alho não dá bom hálito mas pode salvar-lhe a próstata.

Quando, em Novembro de 2015, Catarina Jerónimo sugeriu ao seu médico deixar a medicação, o especialista ficou apreensivo. A enfermeira veterinária, de 25 anos, que sofre de endometriose (uma doença ginecológica crónica e sem cura) desde os 19, tinha iniciado em Junho desse ano uma dieta e descoberto duas intolerâncias alimentares – ao glúten e à lactose. Três meses depois, começou logo a sentir os resultados: "Melhorei 200%", diz. Porém, no consultório, o médico não estava convencido: "Podes até ter intolerâncias, mas não acredito que isso tenha a ver com a doença", disse-lhe. Tentou dissuadi-la: "Não vais aguentar sem os medicamentos, talvez um mês." Mas Catarina Jerónimo não só conseguiu, como nunca mais teve dores, nem a sua doença progrediu.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".