Sábado – Pense por si

Alimentos: como se mantém o sabor com menos gordura e açúcar

Sara Capelo , Rita Grosso 16 de dezembro de 2017 às 17:00

Conheça os truques utilizados pelas empresas para reduzirem o sal e o açúcar dos alimentos e cumprirem as recomendações médicas, ao mesmo tempo que mantêm o sabor original. Vai ficar surpreendido.

Pode fazer este exercício em casa: tape o nariz enquanto mastiga um pedaço de chocolate. Talvez sinta um toque amargo, mas não encontra o doce a que está acostumado. "Sentimos através do olfacto", esclarece Benjamin Le Révérend, investigador do Nestlé Research Centre, em Lausanne, na Suíça. E se este não está disponível (é o que lhe acontece quando está constipado, não é?), o sabor será diferente. A SÁBADO fez este exercício no laboratório do cientista, enquanto este explicava algo que, depois, parece óbvio: não é preciso exagerar no açúcar de um chocolate para que ele seja mais doce. O truque é alterar a forma para obter mais sabor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?