Bob Marley dá nome a nova espécie de aranha

Lusa 22 de dezembro de 2017
As mais lidas

A "Desis bobmarleyi" emerge da água, onde vive, durante as marés baixas.

Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley
Bob Marley

Cientistas identificaram na Austrália uma nova espécie de aranha a que deram o nome do cantor jamaicano Bob Marley, e que emerge da água, onde vive, durante as marés baixas, foi divulgado esta sexta-feira.

A equipa de cientistas associou a nova espécie, "Desis bobmarleyi", à canção do músico de reggae "High tide or low tide" (Maré alta ou maré baixa).

A música acompanhou investigadores do Museu de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, numa viagem de estudo a Porto Douglas, no estado de Queensland, para recolher aranhas com uma biologia única.

Espécimes de fêmeas e machos da nova espécie de aranha foram localizados e recolhidos de um coral-cérebro na madrugada de 11 de Janeiro de 2009.

Nessa madrugada, mais precisamente às 02:00, o mar recuou de tal forma que expôs uma população destas aranhas à superfície.

As aranhas "Desis bobmarleyi" adaptam-se à vida subaquática escondendo-se em conchas, corais ou algas durante a maré alta. Para respirarem, constroem câmaras-de-ar com seda. Na maré baixa, surgem à superfície para se alimentarem de pequenos invertebrados que estão em rochas, corais ou plantas postas a descoberto pela maré.

De acordo com a investigação, divulgada na publicação científica Evolutionary Systematics, a nova espécie de aranha é, predominantemente, de cor avermelhada e acastanhada e tem patas de tons laranja e castanho. As fêmeas são ligeiramente maiores do que os machos, medem nove milímetros de comprimento (mais três milímetros do que os machos).

A "Desis bobmarleyi" é vista frequentemente na zona entre-marés da Grande Barreira de Coral, na costa nordeste de Queensland.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais