Bob Marley dá nome a nova espécie de aranha

Lusa 22 de dezembro de 2017
As mais lidas

A "Desis bobmarleyi" emerge da água, onde vive, durante as marés baixas.

Bob Marley

Cientistas identificaram na Austrália uma nova espécie de aranha a que deram o nome do cantor jamaicano Bob Marley, e que emerge da água, onde vive, durante as marés baixas, foi divulgado esta sexta-feira.

A equipa de cientistas associou a nova espécie, "Desis bobmarleyi", à canção do músico de reggae "High tide or low tide" (Maré alta ou maré baixa).

A música acompanhou investigadores do Museu de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, numa viagem de estudo a Porto Douglas, no estado de Queensland, para recolher aranhas com uma biologia única.

Espécimes de fêmeas e machos da nova espécie de aranha foram localizados e recolhidos de um coral-cérebro na madrugada de 11 de Janeiro de 2009.

Nessa madrugada, mais precisamente às 02:00, o mar recuou de tal forma que expôs uma população destas aranhas à superfície.

As aranhas "Desis bobmarleyi" adaptam-se à vida subaquática escondendo-se em conchas, corais ou algas durante a maré alta. Para respirarem, constroem câmaras-de-ar com seda. Na maré baixa, surgem à superfície para se alimentarem de pequenos invertebrados que estão em rochas, corais ou plantas postas a descoberto pela maré.

De acordo com a investigação, divulgada na publicação científica Evolutionary Systematics, a nova espécie de aranha é, predominantemente, de cor avermelhada e acastanhada e tem patas de tons laranja e castanho. As fêmeas são ligeiramente maiores do que os machos, medem nove milímetros de comprimento (mais três milímetros do que os machos).

A "Desis bobmarleyi" é vista frequentemente na zona entre-marés da Grande Barreira de Coral, na costa nordeste de Queensland.
Descubra as