Sábado – Pense por si

Lyndsey Stonebridge: “O verdadeiro poder não é a violência e não está em Trump nem em Putin”

Vanda Marques
Vanda Marques 09 de setembro de 2025 às 23:00

Embarcou numa biografia que ultrapassa os preconceitos do romance que Hannah Arendt viveu com Heidegger e que vai ao essencial do pensamento da filósofa. O que fazer perante os extremismos?

No TikTok, ao lado de vídeos sobre como emagrecer, surgem vídeos com frases muito diferentes: “O mais radical e profundo problema moral da sociedade moderna é a banalidade do mal” ou “a pluralidade é a lei da Terra”. Na rede social X, frases de Hannah Arendt voltaram a ser partilhadas milhares de vezes: “O que proponho é muito simples: nada mais do que pensar no que estamos a fazer” ou “sob condições de tirania, é muito mais fácil agir do que pensar”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso