Sábado – Pense por si

A vida íntima de uma rainha do povo

Vanda Marques
Vanda Marques 16 de setembro de 2025 às 23:00

D. Amélia passava grandes temporadas em Vila Viçosa, gostava de pintar, fazer herbários e até convidada as crianças da vila para brincarem com os filhos. Uma nova exposição quer celebrar o seu legado

Quando chegava a comitiva da família real a Vila Viçosa as crianças apressavam-se a correr para o largo em frente ao Palácio. No terreiro do Paço juntavam-se a brincar na esperança de terem um dia diferente. "Para entreter os príncipes, a rainha Dona Amélia saía sempre do palácio para ir buscar aquelas crianças para virem brincar nos jardins do palácio com os filhos. Então, as miúdas adoravam aquilo e sempre que viam passar as carruagens do rei, vinham logo correndo para o palácio. Ficavam encantadas, porque sempre comiam de uma outra forma. Gostavam muito de vir ao palácio e adoravam a rainha Dona Amélia." Quem recorda a história é Natividade Palma num vídeo que estará no final da exposição Amélia de Orléans e Bragança, o espólio da Rainha que é inaugurada no próximo dia 20 de setembro. A história foi lhe contada pela nora e uma das crianças que conviveu com a rainha e com os príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel era a bisavó da nora de Natividade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.