Sábado – Pense por si

Owen O’Kane: “A ansiedade é viciante. Traz-nos a promessa da segurança”

Vanda Marques
Vanda Marques 30 de setembro de 2025 às 23:00

O psicoterapeuta irlandês explica que estarmos ansiosos dá-nos a ilusão de controlo e que isso pode tornar-se um hábito. Não podemos esperar que desapareça, como promete a autoajuda.

Há mais de 20 anos que recebe no seu gabinete pessoas com ansiedade. Owen O’Kane defende que se trata de uma epidemia. O antigo diretor de Saúde Mental do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido acredita que, como qualquer outra adição, estamos viciados a estar em constante preocupação. No livro Viciados em Ansiedade, bestseller no Reino Unido, quer que se olhe para este problema de outra forma. Aliás, defende que não se trata de um transtorno de ansiedade, mas de um desafio que não vai desaparecer. A sua visão revolucionária – pela primeira vez no mundo associou-se a ansiedade a uma dependência – já está a fazer a diferença. Em breve vai explicar a sua visão aos professores e alunos da faculdade de Psicologia de Oxford.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.