Sábado – Pense por si

Vamos sair? Não, fazemos a festa em casa

Íris Fernandes
Íris Fernandes 25 de março de 2023 às 10:00

Mais barato e mais seguro – muitos jovens optam por se divertir sem a confusão das diversões noturnas. Inventam jogos de bebidas, veem filmes e conversam até de madrugada.

Catarina e as amigas podiam ir sair à noite para os bares e discotecas da moda, mas preferem fazer a festa em casa. É no conforto da chaise longue da sala que Catarina, Filipa, Carolina e Anastasiya podem ver filmes, comer snacks – os preferidos são batatas fritas e chocolates – e dar asas à imaginação, criando jogos e bebidas. Criaram o Fiesta, um jogo de tabuleiro, do género do Monopólio, com desafios de bebida em cada casa, por exemplo. “Todas as raparigas bebem um shot”, explicam. Outra invenção foi o panelão, uma bebida emblemática do grupo, com uma receita “muito fácil” – uma mistura entre sangria, moscatel e todo o álcool que têm no frigorífico. Mesmo com os pais em casa de Catarina, no Pinhal Novo (Palmela), as jovens não são incomodadas e preferem juntar-se aqui do que sair à noite.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.