Sábado – Pense por si

Parasitas foi o vencedor dos Óscares e Bong Joon-Ho pôde ir beber descansado

Diogo Barreto
Diogo Barreto 10 de fevereiro de 2020 às 05:18

Hollywood tornou-se, nem que apenas por uma noite, sul-coreana. Parasitas venceu os Óscares de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Argumento Adaptado e Bong o de Melhor Realizador. "Grande honra. Obrigado. Sim."

Era uma vez duas famílias: uma muito pobre e outra muito rica. Os Kim eram unidos e trapaceiros, enquanto os Park eram simpáticos e dedicados. Eles queriam ter uma vida mais confortável e sair da sub-cave (onde vislumbravam por uma janela o exterior), os outros queriam viver a sua vida em paz, contemplando o seu jardim privado. A partir daí conta-se uma história sobre luta de classes em que não há bons e maus, heróis e vilões, apenas seres humanos com qualidades e defeitos. O filme é inteiramente falado em coreano (salvo raríssimas exceções com algumas passagens em inglês) e não só foi o grande vencedor em cannes, como também na noite dos Óscares. Bong Joon-Ho e Parasitas levaram para casa os prémios de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Realizador. Quando recebeu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, o realizador teve apenas a dizer: "Great Honor. Thank you. Yeah." ("Grande honra. Obrigado. Sim.")

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?