Desde cortar o gás a regar as paredes das casas, até avisar a vizinhança e manter as janelas encerradas, saiba como deve atuar em caso incêndio.
Mortes, feridos, casas ardidas e estradas cortadas. Os fogos que lavram desde domingo em Portugal Continental já resultaram em milhares de hectares ardidos e colocaram uma centena de concelhos em alerta máximo devido a risco elevado de incêndio. Só esta terça-feira (17) o País registou uma média de 100 fogos ativos, contudo, a Proteção Civil já anunciou algumas recomendações que a população deve ter em conta para se conseguir proteger.
Em casa
MIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA
O primeiro passo que deve ser seguido em caso de incêndio é alertar os bombeiros, ligando para o 112. Depois disso, é importante avisar a vizinhança sobre o fogo que se aproxima, cortar o gás, regar as paredes e os telhados das casas, assim como o terreno que se encontra até 10 metros ao redor das habitações, e colocar toalhas molhadas nas frestas.
Portas, janelas e outras aberturas devem permanecer encerradas, além de deverem ser corridas as persianas ou portadas. O mobiliário, as lonas ou as lenhas que se encontrem próximas da habitação devem ser retiradas.
Na rua
Caso a população não corra perigo de vida e queira auxiliar no combate ao incêndio deve ser utilizado vestuário adequado para este tipo de cenários, nomeadamente roupa de manga comprida, botas e luvas.
Os pequenos fogos devem ser apagados com água, terra ou ramos verdes e em momento algum deve ser prejudicada a ação dos Bombeiros Sapadores Florestais e de outras forças de socorro, devendo assim ser seguidas ao pormenor as instruções fornecidas pelas mesmas.
Retirar as viaturas dos caminhos de acesso aos incêndios e estar atento a comportamentos risco são outros passos que deve seguir.
Em caso de ficar cercado por um incêndio deve dirigir-se para um refúgio ou abrigo coletivo. Se não os encontrar, deve-se procurar uma zona plana com água ou pouca vegetação.
Além disso, é importante permanecer junto ao chão, procurando respirar através de um pano húmido para evitar inalar fumo. A cabeça e o resto do corpo devem estar cobertos.
Preparar uma evacuação
No caso de ser necessária uma evacuação, como tem ocorrido em várias aldeias portuguesas, é importante que mantenha consigo os documentos mais importantes do agregado familiar. No caso dos animais de companhia deve manter o boletim sanitário à mão e os animais devem ser mantidos num local seguro e de fácil acesso, de modo a que possam ser acedidos rapidamente.
Nestes casos é também necessário ter um kit de emergência preparado, onde constem alguns instrumentos essenciais. Pode-se incluir um estojo de primeiro socorros, a medicação habitual, água e comida não perecível, produtos de higiene pessoal, uma muda de roupa, rádio, lanterna e apito e uma lista de contacto de familiares e amigos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.