Sábado – Pense por si

O maior coleccionador de peças de Salazar

Vanda Marques
Vanda Marques 18 de outubro de 2019 às 07:00

Manuscritos, fotografias com a família e até livros de escola. Há mais de 40 anos que o livreiro João Rebelo junta peças e objetos pessoais do ditador português.

Desde o final dos anos 90 que João Rebelo, livreiro, compra peças de Salazar e diz: "Tenho para mais de 50 originais. Todos os livreiros sabem que quem tem o maior número de peças do Dr. Salazar sou eu." Explica que a coleção tem crescido ao longo dos anos e que compra diretamente ao sobrinho-neto de Salazar, Rui Melo. Mas João Rebelo está sempre atento aos leilões. Como o de 1999, descrito pelo jornalA Capitalcomo um dos maiores de sempre. É nessa altura que compra a fotografia de Salazar com dedicatória para o ditador italiano Mussolini, que colocou no OLX por 5 mil euros. Diz que já recebeu ofertas de uma leiloeira italiana, mas não chegaram ao preço pretendido. É que João Rebelo faz questão de frisar que é comerciante e tem tudo à venda. Ou, melhor, quase tudo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.