Sábado – Pense por si

Criminalidade em Alfama: "Assaltaram-me enquanto dormia"

Raquel Lito
Raquel Lito 19 de outubro de 2021 às 14:00

Bernardo acordou com menos 2.700 euros. Durante a noite, a porta de casa fora aberta com um pé de cabra e uma radiografia e levaram-lhe o equipamento. Vizinhos e lojistas temem pela segurança e a Junta de Freguesia alerta para a falta de policiamento.

Alfama já leva um historial de assaltos, carteiristas e afins, mas Bernardo nunca imaginou que fossem nos moldes que se seguem. Numa noite aparentemente amena, de 10 de outubro, deitou-se às 23h, sem desconfiar que, na manhã seguinte, quando acordasse, teria um prejuízo de quase 3.000 euros. O roubo aconteceu em casa, um T1 arrendado num prédio antigo do bairro histórico de Lisboa. "Assaltaram-me enquanto dormia. Abriram a porta com um pé de cabra e uma radiografia, não dei por nada porque o quarto fica na cave e a sala no rés-do-chão", relata a vítima àSÁBADO, que deu conta da situação às 10h quando viu a porta aberta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.