Sábado – Pense por si

"O 'geek' que chegou ao topo do mundo". Não perca grátis com a SÁBADO

Como um rapaz nascido há 67 anos em Seattle construiu um império tecnológico com a Microsoft: quem foi Bill Gates? Um novo livro, grátis com a SÁBADO esta semana, dá a resposta.

Dizer que muitos poucos construíram um império como o seu nos ramos da tecnologia e informática é eufemismo. O nome Bill Gates, aliás, praticamente dispensa apresentações, tal como o da empresa que fundou em 1975 com Paul Allen, a Microsoft.

Reuters

Nascido a 28 de outubro de 1955, portanto hoje com 67 anos, William Henry Gates III (Bill é alcunha), natural de Seattle, no estado de Washington, é "um homem de enorme complexidade", como se escreve no livroPensar como Bill Gates, da autoria do escritor Daniel Smith e que sai grátis com aSÁBADOno dia 29.

Em mais de 100 páginas, essas nuances da sua personalidade são passadas a pente fino, à luz do seu passado e das diferentes mudanças que Gates foi tendo ao longo da vida.

Como lembra o autor, aliás, Bill "é muitas coisas para muitas pessoas", para alguns "um génio das tecnologias da informação, cujossoftwaresvêm fomentando os negócios globais há mais de três décadas", para outros "o geek que conquistou o mundo", para detratores "um ícone do excesso capitalista - um homem que se tornou o indivíduo mais rico do mundo antes dos 40" e para quem o defende "o derradeiro benfeitor", alguém que "ajudou a redefinir a filantropia na era moderna".

Em capítulos como "Envolva o seu Cérebro", "Os Heróis de Gates", "Encontre a Sua Verdadeira Vocação", "Abrace o Seu Lado Geek", "Encontre os Seus Irmãos de Armas", "Empregue os Melhores", "Atreva-se a Sonhar" e "Inove, Inove, Inove", Daniel Smith revê a infância do empresário e filantropo, a forma como Gates vê a sua própria história de vida e alguns dos momentos capitais que o fizeram transformar a Microsoft num colosso quase sem rival.

Datas da coleção:

Bill Gates - 29 de junho

Steve Jobs - 6 de julho

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.