Sábado – Pense por si

Mau tempo em Espanha. Criança sobrevive uma noite em cima de árvore

Chuvas intensas já provocaram dois mortos e dois desaparecidos. Pai da criança de 10 anos é uma das pessoas cujo seu paradeiro ainda é desconhecido.

Um rapaz de 10 anos foi encontrado vivo na manhã desta segunda-feira, na localidade de Aldea del Fresno, em Espanha, depois do veículo em que viajava com três familiares ter caído ao rio de Alberche. O acidente ocorreu na passada noite de domingo, e foi uma das consequências das fortes chuvas.

REUTERS/Isabel Infantes

Foi por volta das 8 horas, de segunda-feira, que o menor foi encontrado e resgatado por um guarda de uma propriedade privada, segundo as informações avançadas pelas autoridades. Posteriormente a criança foi transferida para o Hospital Rey Juan Carlos, em Móstoles.

Já a mãe e a irmã conseguiram ser resgatadas pela equipa SUMMA 112, na própria noite do acidente. Ambas foram transferidas com sintomas de hipotermia e com diversas lesões para o hospital com o mesmo nome do menor, mas em Madrid. Até ao momento, o pai é o único familiar que ainda se encontra desaparecido.

As chuvas torrenciais, que se intensificaram a partir de domingo à tarde, já causaram milhares de ocorrências em toda a Espanha. Em Toledo, sabe-se que já morreram pelo menos dois homens por afogamento. De acordo com as autoridades, um deles perdeu a vida depois do carro onde seguia ter sido arrastado pelas àguas, e outro morreu depois de ter ficado preso num elevador. Em ambos os casos, os serviços de emergência foram incapazes de chegar aos locais, devido às cheias causadas pela tempestade.

Até ao momento estão desaparecidas outras duas pessoas. Além destas consequências, as chuvas também já causaram cortes na circulação de comboios, queda de pontes, e o cancelamento de um jogo de futebol da I Liga espanhola, entre o Atlético de Madrid e o Sevilha. Os serviços de emergência registaram até às 1h30 locais (00h30 de Lisboa), 1.257 ocorrências. Entre elas houve vários pedidos de resgate de pessoas presas em veículos e vivendas.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.