Sábado – Pense por si

"As crianças não podem perder os seus pais nas fronteiras" da União Europeia

Débora Calheiros Lourenço, em Estrasburgo 14 de dezembro de 2023 às 12:52

Parlamento Europeu aprovou a proposta de um Certificado Europeu de Filiação que protege as crianças filhas de pais LGBT em todos os Estados-membros. A eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques foi a responsável pela proposta.

O Parlamento Europeu aprovou a criação de um Certificado Europeu de Filiação que pretende que os diferentes países da União Europeia reconheçam os pais de qualquer criança, independentemente de ser filha de pais do mesmo sexo. Desta forma, são protegidos os direitos relativos à educação, sucessão, guarda ou cuidados de saúde de famílias LGBT durante viagens ou emigração para todos os Estados-membros da União Europeia (UE). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.