Sábado – Pense por si

Jogos de violação, incesto e abuso de menores: a IA está a tornar-se assustadora para as mulheres

SÁBADO
SÁBADO 06 de junho de 2025 às 11:58
As mais lidas

Se as ideias da manosfera têm vindo a conquistar cada vez mais rapazes, dando lenha a um movimento anti-feminista, a IA tem revelado um potencial infinito para exponenciar comportamentos misóginos online.

Em abril deste ano, a plataforma de videojogos Steam viu-se forçada a remover um jogo na sequência de uma onda generalizada de indignação pública. Chamava-se No Mercy e encorajava os jogadores a tornarem-se "o pior pesadelo das mulheres", nunca aceitando "um não como resposta". Na sinopse, liam-se ideias como "contacto sexual sem consentimento", "dominação masculina" e incentivos ao incesto: "Se a tua mãe destruiu a tua família, tens um novo papel: não de resolver a situação, mas de tomá-la como tua. Descobre os seus segredos obscuros, domina-a e torna tuas todas as mulheres."

No Mercy

Embora profundamente perturbador, o conceito não é novo.

Saiba mais na Máxima.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.