Sábado – Pense por si

Jogos de violação, incesto e abuso de menores: a IA está a tornar-se assustadora para as mulheres

Se as ideias da manosfera têm vindo a conquistar cada vez mais rapazes, dando lenha a um movimento anti-feminista, a IA tem revelado um potencial infinito para exponenciar comportamentos misóginos online.

Em abril deste ano, a plataforma de videojogos Steam viu-se forçada a remover um jogo na sequência de uma onda generalizada de indignação pública. Chamava-se No Mercy e encorajava os jogadores a tornarem-se "o pior pesadelo das mulheres", nunca aceitando "um não como resposta". Na sinopse, liam-se ideias como "contacto sexual sem consentimento", "dominação masculina" e incentivos ao incesto: "Se a tua mãe destruiu a tua família, tens um novo papel: não de resolver a situação, mas de tomá-la como tua. Descobre os seus segredos obscuros, domina-a e torna tuas todas as mulheres."

No Mercy

Embora profundamente perturbador, o conceito não é novo.

Saiba mais na Máxima.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.