NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Alice voltou a ser o segundo mais popular, nas meninas. Nos rapazes, António desapareceu do top-20.
Sem surpresa, os portugueses voltaram este ano a escolher como nomes próprios mais populares para os filhos Maria e Francisco. Ambos os nomes têm uma ligação ao cristianismo.
A popularidade de Maria resulta de ser o nome da mãe de Jesus Cristo e, segundo os Registos, desde 2004 que é o nome mais popular entre as meninas, substituindo Ana.
Com maior variação é a escolha dos pais para os rapazes. João, Afonso e Rodrigo são nomes recorrentes no pódio, mas desde há seis anos as escolhas mudaram e Francisco, nome do Papa, é o preferido dos portugueses.
Contas feitas, nos dados divulgados pelo Ministério da Justiça referentes aos primeiros dez meses, Francisco foi escolhido como nome de batismo para 1270 meninos. Maria foi eleito para batizar 4295 meninas.
No topo das preferências para batizar rapazes, figura no segundo posto Lourenço (1040) e no terceiro lugar Tomás e Vicente, ambos com 1036 batismos cada. Numa observação das preferências dos últimos anos, Vicente tem crescido na popularidade. No ano passado ficou em sétimo e em 2022 não figurava entre os dez mais populares. Também Lourenço progrediu: foi 4.º em 2023 e 6.º em 2022.
Nas meninas, Alice voltou a ser o segundo nome mais popular. No espaço de um ano, Benedita (3.º) e Leonor (5.º) trocaram de posições. Inalterado é o quarto lugar ocupado por Matilde. Muito popular no passado, António desapareceu dos vinte mais populares.
MUDANÇA DE SEXO
Maria, Diana e Alexandra são os nomes mais populares escolhidos pelos homens que decidiram pela mudança de sexo. Já as mulheres decidiram por Lucas, Alexandre e João, revelou o Instituto dos Registos e do Notariado.
548 MUDARAM IDENTIDADE
548 pessoas decidiram mudar de identidade este ano em Portugal, em consequência da mudança de sexo. Em 2023 foram 550. Desde 2011, a decisão foi de 3218 pessoas, não sendo para isso necessário realizar a cirurgia.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro