Sábado – Pense por si

Infertilidade: Estas histórias não têm finais felizes

Lucília Galha
Lucília Galha 26 de dezembro de 2020 às 19:06

Nem terminam com um bebé no colo ou uma criança nos braços. Há casais que mesmo depois de vários tratamentos não conseguem ter filhos. O que fazer quando um sonho destes se desfaz?

O diagnóstico é quase sempre uma surpresa. E, mesmo quando há obstáculos, acredita-se que com tratamentos é possível conseguir. Mas isso nem sempre acontece. As quatro pessoas que dão cara a este trabalho são exemplos disso: de histórias que não terminaram como eles queriam. Rute Branco sabe que vai acabar a vida só a dois, Ana Frota não deixa que a infertilidade a torne amarga, Paula Benoliel ainda faz o luto do filho que nunca teve e Nuno Gonçalves lamenta que os seus genes não sejam transmitidos a outra geração. Acreditam que falar pode ajudar a normalizar. Foi isso que tentaram fazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.