Sábado – Pense por si

Frank Jurgen Richter: “Eu chamo ao que está a acontecer o milagre português”

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 04 de maio de 2018 às 14:48

É consultor de governos e lidera o think tank que fundou depois de sair do Fórum Económico Mundial e que em Maio trará mais de 600 pessoas a Cascais para uma cimeira internacional. É um optimista – sobre Portugal e o mundo.

Frank-Jürgen Richter oferece um bom exemplo da mudança de percepção externa sobre Portugal. Se há uns anos o País era retratado na imprensa mundial como tendo um enorme problema de qualificações escolares, Richter aponta que uma das suas grandes vantagens é a mão-de-obra jovem qualificada; se o rótulo de "periférico" colava ao País, para Richter Portugal está no centro entre o Ocidente e o Oriente; se no mercado o País era o P do acrónimo PIGS, agora é "um milagre".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.