NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Uma cama num quarto duplo em território nacional custa, em média, entre 1.250 e 1.500 euros, um aumento de 5% desde 2023.
Portugal é o país da União Europeia onde existe uma maior proporção de pessoas com mais de 65 anos quanto à população total: 24%, ou seja, uma em cada quatro pessoas é idosa. Ao todo, são 2,5 milhões de pessoas, segundo o Eurostat. São números explicados pela baixa natalidade e a alta taxa de emigração entre os mais jovens, aliadas ao aumento da esperança média de vida.
Idosos
Para acompanhar o envelhecimento da população também o número de residências sénior tem aumentado em Portugal. Contudo, os dados do 2º Retrato das Residências Sénior em Portugal realizado pela plataforma de pesquisa de lares Via Senior e pela consultora BA&N revelam que a oferta é ainda muito baixa. Cerca de dois terços (62,3%) das instituições têm uma taxa de ocupação de 100% enquanto 32,1% afirmam ter uma taxa de ocupação entre os 91 e os 99%. Por isso, sete em cada dez residências sénior têm uma lista de espera.
O relatório aponta que a maior parte das famílias que procura uma residência pretende uma entrada rápida pelo que muitas vezes não aceita ficar na lista de espera, porque "praticamente 40% das residências aponta para estadias médias entre 5 e 10 anos".
Os mais recentes dados do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social remetem a 2018 e apontam para a existência de 2.700 residências sénior em Portugal com a capacidade de acolher cem mil idosos. Isto traduz-se numa cobertura que abrange apenas 4% dos idosos existentes em Portugal.
Uma cama num quarto duplo em território nacional custa, em média, entre 1.250 e 1.500 euros. Entre o primeiro retrato dos lares realizado em fevereiro de 2023 e esta segunda edição notaram-se "aumentos médios em torno dos 5%". Em 39,7% das residências, o preço praticado por um quarto duplo é superior a 1.500 euros.
Os aumentos dos preços são justificados pelos aumentos da procura que "têm sido acompanhados de uma melhoria do serviço prestado aos idosos": "médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas estão cada vez mais presentes na vida dos idosas das residências", aponta o documento. A maior parte das instituições (72%) tem capacidade para até 50 idosos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.