Sábado – Pense por si

D. Manuel I: o rei que superou Alexandre, o Grande

19 de agosto de 2025 às 23:00
As mais lidas

Exuberante, teve tropas em quatro continentes, passeava-se pelas ruas com elefantes e até enviou um ao Papa. 'Achou' o Brasil e pôs a Europa inteira a sonhar com Lisboa.

Nesta edição desvendamos a vida do rei D. Manuel I, que começou por ser apenas o nono sobrinho do rei. Acabou a tornar-se monarca e foi o primeiro a ter tropas em quatro continentes. Teve 13 filhos.

D. Manuel I superou Alexandre, o Grande, com tropas em quatro continentes e a descoberta do Brasil
D. Manuel I superou Alexandre, o Grande, com tropas em quatro continentes e a descoberta do Brasil

Conhecido como o rei da pimenta, pôs toda a Europa a sonhar com produtos exóticos. Tentou por três vezes fazer a cruzada em Jerusalém.

Casou por três ocasiões: a viúva do primo, a irmã desta e, por fim, a noiva do filho. É dos poucos monarcas a quem não se conhecem casos extraconjugais.

Foi a D. Manuel I que Pero Vaz de Caminha descreveu o achamento do Brasil. A SÁBADO viu o documento de 14 páginas que está na Torre do Tombo.

O achamento do Brasil
Leia Também

O achamento do Brasil

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.