Sábado – Pense por si

Covid-19 causa "sofrimento atroz" aos obcecados pela limpeza

Raquel Lito
Raquel Lito 19 de junho de 2020 às 07:00

Mais de dois banhos por dia, eczema nas mãos e gengivas em sangue pelo excesso de lavagens. É a higiene levada ao extremo. Psicólogos e psiquiatras dizem que os sintomas podem agravar-se no contexto da pandemia

Tome nota: mais de dois banhos por dia, com duração de uma até seis horas, são sinal de alerta. Mas há outros, como a lavagem de mãos, sistemática com lixívia e álcool, a ponto de deixar eczema; ou dos dentes, ficando a sangrar das gengivas. Estes rituais de limpeza podem disparar pelo imperativo de combate à Covid-19, mas é preciso estar consciente do exagero. E se assim for, questionar-se: sente-se incongruente (mal) com isso? Ou seja, por um lado tem noção do excesso mas não consegue contrariar o padrão psicológico (a obsessão)? Se a resposta é sim, continue a ler. Vários especialistas em saúde mental contactados pela SÁBADO indicam os sintomas e tratamentos.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.