Mau tempo: Dezasseis novos deslocados e uma vítima por hipotermia no Oeste
As habitações afetadas pelos efeitos do mau tempo localizam-se nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Óbidos, Alcobaça e Caldas da Rainha.
As habitações afetadas pelos efeitos do mau tempo localizam-se nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Óbidos, Alcobaça e Caldas da Rainha.
A autoridade de saúde alerta que edifícios mais antigos, construídos antes de 2005 podem conter materiais com amianto, como telhas, placas de revestimento ou tubos de ventilação.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Entre as ocorrências, registaram-se 358 quedas de árvores, 149 quedas de estruturas, 134 inundações, 69 movimentos de massas e deslizamentos de taludes e 54 limpezas de via.
Nas redes sociais, inclusive Facebook e Instagram, também se mobilizam ações de solidariedade para com as zonas afetadas pela depressão.
A GNR recomendou aos cidadãos para que não permitam a entrada de estranhos em casa, "mesmo que se identifiquem como técnicos de reparação" ou funcionários do Estado "sem que tenha solicitado o serviço previamente".
A maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Autoridade avisa que as próximas horas serão "extremamente graves" e pede que a população tome medidas.
Leiria foi fortemente afetada pela depressão Kristin.
A autoridade de saúde apela à adoção de medidas preventivas e comportamentos seguros, como evitar o consumo de água de fontes que não estão ligadas à rede pública de abastecimento, como poços ou minas, por poderem estar contaminadas.
Por tipologia, 756 ocorrências foram por queda de árvores, 572 por inundações e 354 por queda de estruturas.
Pelas 12h30 desta quarta-feira ainda havia cerca de 590 mil clientes afetados pela falta de energia.
Circulação está suspensa também nas Linhas do Sul, do Oeste e Sado.
As ruas estão "praticamente todas intransitáveis".
Balanço da ANEPC não inclui as ocorrências na cidade de Lisboa, onde foram registadas um total de 56 ocorrências devido às condições meteorológicas adversas.
Segundo foi revelado pela Guarda Nacional Republicana.