Sábado – Pense por si

Como é que o gelo chegava a Lisboa há 400 anos?

Marco Alves
Marco Alves 19 de junho de 2018 às 14:42

Muito longe ainda de haver electricidade e congeladores, em pleno e tórrido Verão lisboeta havia sorvetes e bebidas frias. Como tal era possível? É uma longa história de carroças, barcos e animais.

Foi a 6 de Junho de 1775 que Lisboa assistiu a uma das suas maiores festas de sempre. Vinte anos depois do terramoto, era inaugurada a estátua de D. José I, que ainda hoje está no Terreiro do Paço.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.