Sábado – Pense por si

Chamava-se Angela, embarcou em Lisboa e foi a primeira escrava dos EUA

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de agosto de 2019 às 19:01

Sobreviveu a guerras, viagens em negreiros, ataques de piratas, de nativo-americanos e à fome. Foi a primeira escrava negra a chegar aos EUA.

Angela teria cerca de 20 anos quando desembarcou nas praias lamacentas de Jamestown, na colónia britânica da Virginia. Embarcara em Lisboa num navio esclavagista e foi a primeira escrava negra a trabalhar num dos primeiros 13 estados que acabariam por estar na génese dos Estados Unidos da América. No mês em que se assinala o 400º aniversário da chegada dos primeiros escravos negros à América do Norte, a sua história tem estado a ser contada por historiadores e alvo de artigos especiais em jornais como o The Washington Post ou o The New York Times, num momento em que o debate político em torno das questões raciais assume especial importância.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.