Sábado – Pense por si

As histórias das mães que não gostam dos filhos

Lucília Galha
Lucília Galha 13 de outubro de 2018 às 12:00

Não são acarinhados, não recebem prendas e a casa é um campo de batalha. Histórias inéditas do livro "Mãe, porque não gostas de mim?".

Foram 40 horas de conversa com sete mulheres e um homem. Contaram, em tons vários, como as suas mães lhes trouxeram insegurança, instabilidade e mágoa na idade adulta. Estes relatos provam que as relações com as mães não são sempre o que julgamos. No livro Mãe, porque não gostas de mim? Histórias de Filhos que Nunca se Sentiram Amados, editado pela Esfera dos Livros, e que será publicado no dia 18, Lucília Galha, jornalista da SÁBADO, desconstrói a visão romântica da maternidade através de testemunhos em que as mães oprimem e manifestam o seu desafecto pelos filhos. "Demorei cerca de 12 meses a encontrar estas histórias e nenhum dos casos quis dar a sua identidade, porque, apesar de serem já adultos, e nalgumas situações, as mães até já nem estarem vivas, a mágoa é muito grande. Assim como algum sentimento de culpa", conta a jornalista. Leia dois excertos do livro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.