Sábado – Pense por si

Afeganistão. “Não podemos salvar todos. Quando digo isto, o meu coração parte-se”

Vanda Marques
Vanda Marques 03 de setembro de 2021 às 18:00

Na próxima segunda-feira, a ex-conselheira eleitoral da ONU no Afeganistão, Sónia Pereira de Figueiredo, vai reunir-se com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Leva uma lista de mais de 300 afegãos que trabalharam com os ocidentais e que estão a perder a esperança

Mulheres que não saem de casa com medo de serem perseguidas. Outras que já receberam ameaças e que temem pela sua vida. Há famílias desesperadas a vender tudo o que têm e a arriscar fugir do Afeganistão pelo seu próprio pé. Apesar da aparente acalmia, Sónia Pereira de Figueiredo teme que o pior esteja para vir se não agir já.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.