Sábado – Pense por si

A verdadeira História de Maria

Vanda Marques
Vanda Marques 22 de dezembro de 2021 às 08:00

Era uma adolescente quando se casou com um noivo arranjado pelos pais. Não sabia ler nem escrever, mas criticava os ricos e poderosos. Teve uma família numerosa – possivelmente de oito filhos – e ficou viúva cedo. Afinal, quem foi a mãe de Jesus?

O brinco de ouro no nariz, a condizer com os que trazia nas orelhas, faziam-na destacar-se. Uma jovem judia usava orgulhosamente o seu dote e o ouro era prova de que vinha de uma família digna. Maria não fugiria às tradições dos judeus de Séforis, a cidade a seis quilómetros de Nazaré, onde vivia. Baixa, com pouco mais que 1,5 m, teria cabelos longos pretos, olhos castanhos e uma cara de criança quando se casou, ainda adolescente: teria entre 12 a 15 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.