O caso surgiu em fevereiro de 2022, quando as autoridades de saúde foram alertadas para o aumento de casos de insuficiência renal em crianças, ligados à contaminação pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Morreram duas crianças.
A Nestlé França e uma das suas subsidiárias foram indiciadas esta semana na investigação ao escândalo das pizzas Buitoni contaminadas com a bactéria E.coli e suspeitas de terem causadoa morte de duas crianças,anunciou a empresa.
REUTERS/Denis Balibouse
A subsidiária que explora a fábrica Caudry (Norte), onde eram fabricadas as pizzas, e a Nestlé França foram indiciadas "respetivamente nos dias 2 e 4 de julho", segundo um comunicado da empresa.
O inquérito judicial tinha sido aberto em maio de 2022, nomeadamente por homicídio involuntário, lesões involuntárias, colocação no mercado de produto perigoso para a saúde e perigo para terceiros.
O caso surgiu em fevereiro de 2022, quando as autoridades de saúde foram alertadas para o aumento de casos de insuficiência renal em crianças, ligados à contaminação pela bactéria Escherichia coli (E.coli).
No dia 18 de março de 2022 a Nestlé anunciou a retirada das pizzas da linha Fraîch'Up comercializadas desde junho de 2021, após ser informada da presença da bactéria na massa de um produto.
Quase duas semanas depois, a 30 de março de 2022, as autoridades sanitárias anunciaram que tinham estabelecido uma ligação entre o consumo destas pizzas e vários casos graves de contaminação e, dois dias depois, o autarca do departamento Nord proibiu a produção de pizzas nas instalações de Caudry.
Desde então, a fábrica foi vendida pela Nestlé à empresa italiana Italpizza.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."