No Eleven, Joachim Koerper celebra 50 anos de carreira e serve barras de ouro

No Eleven, Joachim Koerper celebra 50 anos de carreira e serve barras de ouro
Catarina Moura 01 de junho

É chef e sócio do Eleven há 17 anos e assistiu à transformação do cenário gastronómico da cidade. Agora conta a sua história de vida à mesa, num menu de degustação que viaja da Lisboa de 2021 à Alemanha dos anos 70.

Joachim Koerper esteve quase a deixar passar os seus 50 anos de carreira. Não andava a contá-los e nem a desaceleração que a pandemia trouxe o fez olhar muito para o tempo que já passou. Foi Miguel Júdice, sócio do restaurante estrelado Eleven, em Lisboa, que se pôs a fazer contas este ano. Primeiro às estrelas Michelin que o chef nascido na Alemanha há 69 anos já ganhou e renovou até hoje — contaram 50. A pergunta surgiu inevitável: "Mas há quantos anos é que o Joachim trabalha?".  

Desde 1971 que Koerper cultiva no trabalho o gosto que ganhou ao ver a mãe cozinhar ou ao ir a restaurantes aos fins de semana com os pais. Passou por cozinhas espanholas, suíças, e acabou por se fixar em Lisboa, onde fez parte de uma revolução na ideia de restaurante e onde ainda se inspira. Das técnicas mais clássicas, ao storytelling atual e indispensável num restaurante de autor, Joachim Koerper conta agora história da sua vida e da evolução da restauração em Portugal num menu que celebra os seus 50 anos de carreira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui