Sábado – Pense por si

Despertar em Lisboa do sonho americano

Tiago Pais 21 de outubro de 2017 às 07:00

Aos 49 anos, Luísa Fernandes trocou a bata de enfermeira pela jaleca de chef e Lisboa por Nova Iorque. Não sabia falar inglês mas acabou a vencer um concurso de televisão e a cozinhar para celebridades. Hoje, aos 63 anos, está de volta à casa de partida, com um restaurante novo junto à Avenida da Liberdade

Start spreadin' the news/ I'm leaving today/ I want to be a part of it,/ New York, New York." Boa parte da história que se segue é da inteira responsabilidade de Liza Minnelli e de New York, New York, filme de Martin Scorsese que celebrizou a canção de Kander & Ebb. "Quando a ouvi cantar e vi aquelas casas tão altas, com tantas luzes, disse à minha mãe: 'É para aqui que vou morar.'" As palavras são de Luísa Fernandes, 63 anos, nascida em Monte Real, Leiria, e crescida em Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.