Sábado – Pense por si

Lodz, uma boa surpresa na Polónia

Ricardo Santos
Ricardo Santos 02 de setembro de 2022 às 15:02
As mais lidas

Neste fim de semana, a SÁBADO Viajante vai andar por uma cidade de passado industrial onde o cinema é rei.

A terceira maior cidade da Polónia é uma boa surpresa para quem a visita. Fica no centro do país, a cerca de 70 km da capital, Varsóvia, e tem sido alvo, nos últimos anos, de uma profunda renovação. Na arquitetura, nas mentalidades e na oferta cultural.

Este antigo centro da indústria têxtil do século XIX é hoje um destino repleto de ofertas quanto ao turismo industrial, com a transformação das antigas fábricas em centros culturais, museus, restaurantes ou espaços de diversão.

Vamos começar por conhecer a Manufaktura, um complexo dedicado ao lazer onde também funciona o Museu da Fábrica. É por lá que a guia de turismo Monika Scibor (que viveu em Portugal no início dos anos 2000) nos vai traçar um retrato da sua cidade e dos principais pontos de interesse.

Um centro de ciência inovador, um hotel dedicado à Sétima Arte e o Museu do Cinema (onde não falta a estatueta de um Oscar) completam o itinerário por Lodz. 

Este e outros destinos podem ser descobertos todos os fins de semana de manhã na CMTV, a qualquer hora em www.sabado.pt/viajante ou a cada três meses na sua revista de viagens, a SÁBADO Viajante. A edição deste mês já está nas bancas e nela poderá descobrir a reportagem completa sobre a Polónia, além do tema de capa dedicado à região do Douro e Tâmega, bem como reportagens em Israel e Extremadura.

A carregar o vídeo ...
Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.