Sábado – Pense por si

Califórnia. Um sonho em família

Tiago Carrasco 17 de maio de 2023 às 08:00

O pai, a mãe, uma filha de 5 anos e outra de 10 meses, num carro, com uma tenda e fraldas. Com o objetivo de 30 dias a desbravar a Califórnia sem ir à falência. Trepámos montanhas nevadas, rebolámos nas dunas do deserto e avistámos ursos e leões-marinhos.

Ao sair da tenda pela aurora, só as silhuetas das montanhas e dos gigantescos pinheiros eram discerníveis da penumbra no Vale de Yosemite, um pedaço do paraíso entrincheirado nos desfiladeiros da Serra Nevada, interior da Califórnia. Ao fundo, conseguia ouvir o pranto contínuo de uma cascata, silenciado por ocasionais uivos de coiotes, imperturbáveis, apesar dos estalidos dos meus passos hesitantes pela camada de neve que se instalara sobre o solo durante a madrugada. Estava um frio seco, daquele que corta a pele mas limpa os pulmões. Toquei nas minhas filhas, enroladas em sacos-camas: estavam quentes. Recordei-me da frase da Ilka, a minha namorada, alemã: "Não há mau tempo, só mau equipamento."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.