Sábado – Pense por si

Velório de João Semedo a partir das 17 horas no Porto

O funeral sairá quarta-feira, pelas 13:30, da Cooperativa em direcção ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

O velório do ex-coordenador do BE João Semedo, que morreu hoje aos 67 anos, realiza-se esta tarde, a partir das 17:00, na Cooperativa Árvore, no Porto, confirmou à agência Lusa fonte oficial do partido.

João Semedo morreu hoje, aos 67 anos, depois de anos de uma batalha contra o cancro.

O velório está marcado para as 17:00, na Cooperativa Árvore, no Porto. O funeral sairá quarta-feira, pelas 13:30, da Cooperativa em direcção ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

Para lá de décadas de intervenção política, a actividade cívica de João Semedo foi multifacetada e incluiu, entre muitas outras, a participação nas campanhas de alfabetização pós-25 de Abril, a intervenção na Cooperativa Árvore, na direcção do FITEI, na Universidade Popular e na fundação do Sindicato dos Médicos do Norte.

De acordo com a mesma fonte do BE, a coordenadora do BE, Catarina Martins, fará declarações à imprensa sobre a morte de João Semedo hoje à tarde, na Cooperativa Árvore.

O ex-coordenador do BE e médico teve uma vida marcada pela política e participação cívica, tendo as duas últimas lutas sido a despenalização da eutanásia e a defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Depois de 30 anos de militância no PCP, João Semedo aderiu oficialmente ao BE a 4 de Abril de 2007, apesar da aproximação ao partido já ter acontecido três anos antes, quando integrou, enquanto independente, as listas do BE às eleições europeias de 2004, a convite de um dos fundadores do partido Miguel Portas.

Após a saída de Francisco Louçã de líder do partido, entre 2012 e 2014, João Semedo assumiu a coordenação, em conjunto com a actual coordenadora, Catarina Martins, numa solução de liderança bicéfala que os bloquistas viriam a abandonar.

A batalha de João Semedo contra o cancro começou em 2015, quando renunciou ao mandato de deputado da Assembleia da República que exercia desde 2006.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.