Sábado – Pense por si

UEFA autoriza venda de álcool nos jogos da Champions

"Os adeptos sempre sentiram que esta política era paternalista", considerou representante de rede de adeptos de mais de 40 países europeus.

O Comité Executivo da UEFA decidiu autorizar a venda de álcool nos estádios na Liga dos Campeões e na Liga Europa já na próxima temporada, segundo confirmou à agência AFP o organismo europeu de futebol. A mudança nos regulamentos da UEFA, decidida na última reunião do Comité Executivo no final de maio, é válida para as duas competições e "em conformidade com a legislação nacional".

A medida prende-se com o interior e as imediações dos estádios e foi bem-recebida pela Football Supporters Europe (FSE), uma rede de adeptos de mais de 40 países europeus, que considera que esta mudança permite afastar um "tratamento injusto" em relação a outros desportos.

"Os adeptos sempre sentiram que esta política era paternalista, uma vez que não existia qualquer prova de que banir álcool nos estádios podia influenciar a prevenção ou redução de incidentes nos estádios", atirou Ronan Evain, líder da FSE, em comunicado.

Segundo a UEFA, o organizador de cada jogo "deve, ao definir a política de venda e distribuição, ter em conta o perfil dos adeptos que vão marcar presença e os riscos associados", informando que pode ser decidida uma "proibição ou restrição da venda" como resposta a contextos específicos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.