Sábado – Pense por si

Trump vai reunir-se com Putin durante visita à Ásia

05 de novembro de 2017 às 10:00
As mais lidas

O presidente dos EUA afirmou que quer "a ajuda de Putin relativamente à Coreia do Norte".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje no Japão, primeira etapa da sua visita oficial à Ásia, que deverá reunir-se com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, à margem de uma cimeira.

"Sim, penso que está previsto encontrar-me com Putin", disse aos jornalistas, a bordo do Air Force One, que aterrou hoje no Japão, primeira etapa da visita oficial de Donald Trump à Ásia que o levará depois à Coreia do Sul, China, Vietname e Filipinas.

"Nós queremos a ajuda de Putin relativamente à [crise da] Coreia do Norte", sublinhou Donald Trump, indicando que vai reunir-se com uma série de líderes mundiais durante a viagem para discutir formas de exercer pressão sobre o regime de Pyongyang.

Trump e Putin podem encontrar-se duas vezes durante a longa visita do Presidente dos Estados Unidos à Ásia: primeiro durante uma cimeira no Vietname e, mais tarde, nas Filipinas.

Os dois líderes reuniram-se anteriormente à margem de uma cimeira que teve lugar este verão na Europa.

A crise da Coreia do Norte surge como pano de fundo daquela que é a primeira visita oficial de Donald Trump à Ásia.

A visita de mais de dez dias, que inclui cinco países, figura como mais longa realizada por um Presidente dos Estados Unidos à região em mais de um quarto de século.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.