Sábado – Pense por si

Salvador Sobral pede mais orçamento para a cultura

23 de abril de 2018 às 21:06
As mais lidas

O vencedor do festival da Eurovisão 2017 pediu ainda menos IVA cobrado nos bilhetes dos espectáculos.

O músico Salvador Sobral apelou hoje a que se aumente a fatia do orçamento para a cultura, considerando o valor actual "um bocadinho vergonhoso", e que se baixe o IVA aplicado aos bilhetes dos espectáculos.

Salvador Sobral deixou este apelo perante o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia em que foi condecorado pelo chefe de Estado e recebeu um prémio da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, em conjunto com a sua irmã, Luísa Sobral.

"Espero também que estes prémios, estas condecorações sejam um incentivo para aumentar um bocadinho a fatia no Orçamento do Estado, para orçamentos do Estado futuros na cultura, porque isto é um bocadinho vergonhoso. E também para baixar o IVA nos bilhetes dos espectáculos, voltar a baixar aos 6%", afirmou o cantor, no final desta cerimónia, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.