Sábado – Pense por si

PSD avança com 45 propostas de alteração

18 de novembro de 2016 às 12:56
As mais lidas

Sociais-democratas concordam com o PCP e o BE num caso: preferiam que a actualização das pensões mais baixas fosse a partir de Janeiro de 2016

Luís Montenegro, o líder do PSD, explicou ao final desta manhã que o partido apresentará 45 medidas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017. Entre elas, está uma proposta quanto ao "aumento extraordinário para todos os pensionistas que recebam abaixo dos €628".

Tal como o PCP e o BE, os sociais-democratas defendem o aumento das pensões mínimas "desde 1 de Janeiro de 2017", não a metade do ano.

O PSD também já tinha anunciado que queria dar mais competências aos municípios, ou criar um grupo de especialistas para pensar na reforma da Segurança Social.

Montenegro adiantou que as propostas de alteração do partido "versam sobretudo" áreas estruturantes "que são ignoradas ou que pelo menos têm um tratamento deficiente na proposta do Governo" de Orçamento, cita a agência Lusa.

Entre as "propostas estruturantes para o investimento" inclui-se, por exemplo, o retomar da reforma do IRC e várias medidas de promoção da "reafectação de capital para projectos produtivos".

Também o "investir bem" dos fundos comunitários do programa Portugal 2020 é uma preocupação para o PSD, que pretende "transparência" sobre a matéria com várias propostas de alteração nesta área.