Sábado – Pense por si

Proteção Civil registou quase 500 ocorrências desde que começou o ano

"Temos muitas ocorrências no País provocadas essencialmente pelo mau tempo que se está a fazer sentir", disse à Lusa o porta-voz da ANCP.

A Autoridade Nacional da Proteção Civil registou desde as 00h00 deste domingo 479 ocorrências em todo o País, com destaque para o distrito de Viana do Castelo, o mais afetado pelo mau tempo, segundo a ANPC.

Luís Forra/LUSA

"Temos muitas ocorrências no País provocadas essencialmente pelo mau tempo que se está a fazer sentir", disse à Lusa o porta-voz da ANCP, acrescentando que entre as 00h00 e as 14h40 de hoje registaram-se 479 situações.

Segundo a ANPC, "o distrito mais afetado é o de Viana do Castelo, com 160 ocorrências", entre inúmeras situações de quedas de árvores e inundações.

No sábado, a Proteção Civil alertou precisamente para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano.

Segundo o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, as bacias hidrográficas onde existem "maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias" são as dos "rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo".

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.