Vice-almirante Gouveia e Melo defendeu que tem de haver uma distribuição diversificada das diferentes vacinas no território nacional.
O autoagendamento da toma da vacina contra a covid-19, através de uma plataforma digital, está a ser concluído, devendo estar em funcionamento daqui a 15 dias, adiantou hoje o coordenador da 'task force' do plano de vacinação.
"O autoagendamento está a ser terminado, vai ainda ser testado e, só depois, é que vai entrar, segundo a linguagem informática, em produção. Espera-se a entrada em produção daqui a 15 dias", afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo numa visita ao centro de vacinação de Gondomar, no distrito do Porto.
Nos últimos tempos "aconteceram coisas", nomeadamente relacionadas com as vacinas, que fizeram com que houvesse outras prioridades para resolver "mais urgentemente", justificou.
O coordenador da 'task force' lembrou que o mundo está a mudar e o planeamento tem de se adaptar a essas mudanças.
Já sobre a vacinação dos professores, processo que decorre este fim de semana, o vice-almirante Gouveia e Melo disse estar a ser administrada a vacina da Pfizer por "motivos logísticos".
"A operação é muito complexa logisticamente, a grande maioria das pessoas [vacinadas este fim de semana] faz parte de uma faixa etária em que é aconselhável a vacina da Pfizer ou da Moderna", referiu.
O responsável defendeu que tem de haver uma distribuição diversificada das diferentes vacinas no território nacional, não fazendo sentido concentrar vacinas por regiões.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.000.955 mortos no mundo, resultantes de mais de 139,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.937 pessoas dos 829.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Plataforma de autoagendamento da vacina deverá estar disponível em 15 dias
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."