
Aberto autoagendamento para vacinação de crianças contra a covid no fim de semana
Até ao final do último sábado, 329.958 crianças entre os 5 e os 11 tinham iniciado a vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2.
Até ao final do último sábado, 329.958 crianças entre os 5 e os 11 tinham iniciado a vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2.
Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, mais de 80 mil crianças deste escalão etário já tomaram as duas doses da vacina contra a SARS-CoV-2.
Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, 80.147 crianças, entre os 5 e os 11 anos, têm a vacinação primária completa e 327.905 já receberam a primeira dose.
De acordo com a DGS, Portugal alcançou em 15 de janeiro os 20 milhões de doses da vacina administradas, o que significa que, em menos de um mês, registaram-se "aproximadamente dois milhões de inoculações".
Esta modalidade de vacinação está também disponível para as pessoas a partir dos 18 anos que foram vacinadas com a Janssen há pelo menos 90 dias.
De acordo com os dados de quarta-feira da Direção-Geral da Saúde, mais de 4,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2.
Está também aberto o autoagendamento para os maiores de 18 anos que tenham uma dose da Janssen há mais de 90 dias. E os maiores de 50 para o reforço da covid-19 e vacina da gripe sazonal.
Entre os 60 e os 69 anos há 86% de vacinados com a dose de reforço, o que equivale a um total de mais de um milhão de pessoas nesta faixa etária.
A modalidade "casa aberta" encontra-se igualmente disponível para as pessoas com 55 ou mais anos que receberam a segunda dose há 150 dias e para as pessoas com 30 ou mais anos que foram vacinadas com a Janssen há 90 dias, neste caso sem senha digital, ou seja, sem necessidade de qualquer tipo de marcação.
O portal do autoagendamento permite também marcações de pessoas com 60 ou mais anos para dose de reforço contra a covid-19 e vacina contra a gripe, assim como para quem tem mais de 18 anos e foi vacinado com a Janssen há mais de 90 dias.
Os maiores de 18 anos podem agora fazer o pedido de agendamento para tomarem a dose de reforço da vacina contra a covid-19.
A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales.
"O serviço encontra-se com muita procura. Por favor, volte a tentar dentro de alguns minutos", lê-se na página da Direção-Geral da Saúde.
A diretora-geral da Saúde quis deixar uma mensagem aos pais ou familiares das crianças para que as vacinem, realçando que "vacinar é proteger".
As autoridades de saúde alertam os utentes que devem consultar os horários antes de se dirigirem a um centro de vacinação, lembrando que os períodos da tarde "têm geralmente menos afluência".
Marcação pose ser feita através do portal do autoagendamento para o período de 06 a 09 de janeiro.