Protótipo de casa modular será usado como centro de apoio e já foi inaugurado
Um protótipo de uma casa modular desenvolvido na Universidade de Coimbra deu lugar ao Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, que pretende ajudar peregrinos que por estes dias se dirigem a Fátima.
O Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, situado nos Campos do Bolão, em Coimbra, foi inaugurado hoje, consistindo no "reaproveitamento de um trabalho científico" desenvolvido no ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade), disse o presidente da autarquia, Manuel Machado, durante a cerimónia.
O edifício foi criado pelo ITeCons em parceria com três empresas, sendo um imóvel completo e modular (construído como se fossem peças de lego), que poderá ter aplicação em territórios de África e da América Latina.
A sua utilização, referiu o município, vai também permitir analisar os parâmetros de "durabilidade, comportamento térmico ou estanquidade".
O espaço conta com seis lava-pés, dois lavatórios e duas sanitas, sendo que, nos próximos dias, os peregrinos poderão receber cuidados naquele centro de apoio, como tratamento de feridas, massagens ou medição da tensão arterial, contando ainda com água e alimentos para distribuir, informou a Câmara de Coimbra.
Segundo Manuel Machado, o espaço vai estar aberto "24 horas" durante as "fases de maior intensidade de circulação", nomeadamente maio, Agosto e Outubro, ficando depois aberto "de sol a sol".
Para além deste novo centro, Coimbra conta ainda com um ponto de apoio a peregrinos na zona da Pedrulha e um albergue em Santa Clara-a-Nova.
De acordo com o presidente da Câmara de Coimbra, ficou também "convencionado com a Académica" que o centro de treinos deste clube, situado próximo do espaço de apoio, vai estar disponível para os peregrinos, possibilitando o uso de balneários.
A assistência no Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes vai ser prestada por enfermeiros e voluntários, com o apoio da Cáritas de Coimbra, Associação de Enfermeiros Católicos e Profissionais de Saúde, Movimento da Mensagem de Fátima de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem e escuteiros de Ceira.
Papa Francisco visita Fátima nos dias 12 e 13 e vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta.
Peregrinos recebem novo centro de apoio em Coimbra
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.