Sábado – Pense por si

Paris 2024: Cancelados treinos no rio Sena devido a poluição

Lusa 29 de julho de 2024 às 07:43
As mais lidas

O Governo francês e as autoridades locais investiram 1,4 mil milhões de euros para tornar o Sena e o principal afluente, o Marne, aptos para os banhos.

A organização dos Jogos Olímpicos cancelou o treino de triatlo, prevista para hoje, no rio Sena, devido à chuva de sexta-feira e sábado ter deixado o rio sujo.

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Triatlo e as autoridades locais tomaram a "decisão de cancelar a parte de natação do triatlo de familiarização" prevista para esta manhã, tal como no domingo, porque os "níveis de qualidade da água (...) não oferecem garantias suficientes", indicaram em comunicado.

O triatlo é o primeiro evento olímpico a ser realizado no Sena, antes da natação em águas abertas na segunda semana dos Jogos Olímpicos de Paris.

REUTERS/Fabrizio Bensch

A prova de triatlo individual masculino tem início previsto para as 08:00 de terça-feira (09:00 em Lisboa), antes da prova individual feminina, à mesma hora, na quarta-feira.

Assim, não haverá reconhecimento prévio do percurso de natação no rio, a partir da ponte Alexandre-III, apesar de o caudal do Sena, dilatado pelas chuvas das últimas semanas, ser três vezes superior ao nível habitual de verão.

Por outro lado, "a familiarização das provas de corrida e de ciclismo decorrerá como previsto" durante o dia, disse a organização, "mantendo-se confiante" de que as provas se realizarão na terça e quarta-feira.

O Governo francês e as autoridades locais investiram 1,4 mil milhões de euros para tornar o Sena e o principal afluente, o Marne, aptos para os banhos, em preparação para os Jogos e depois para o público em geral.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.