NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O papa Francisco defendeu que o mundo precisa de "olhar para as mães e mulheres para encontrar a paz, para escapar das espirais de violência e ódio".
O Papa defendeu hoje que a Igreja deve "redescobrir o seu rosto feminino" e que o mundo deve tomar as mães como referência "para encontrar a paz", alertando que "quem faz mal a uma mulher profana a Deus".
REUTERS/Remo Casilli
"A Igreja precisa de Maria para redescobrir o seu próprio rosto feminino, para se tornar mais semelhante àquela que, como mulher, Virgem e Mãe, representa o seu modelo e a sua figura perfeita", afirmou o Papa no dia em que a Igreja Católica celebra o Dia da Solenidade de Santa Maria.
Na missa de Ano Novo, na Basílica de São Pedro, Francisco defendeu que o mundo precisa de "olhar para as mães e mulheres para encontrar a paz, para escapar das espirais de violência e ódio, e mais uma vez ter olhos e corações humanos que vejam".
Perante os altos funcionários da Cúria Romana e outras autoridades e fiéis, o Papa apelou a "toda sociedade" para "acolher o dom das mulheres, de cada mulher, respeitá-las, cuidar delas, valorizá-las".
Porque, afirmou, "quem faz mal a uma mulher profana Deus, nascido de mulher", de Maria.
"O nosso tempo, vazio de paz, precisa de uma Mãe que reúna a família humana. Olhemos para Maria como construtores de unidade", exortou o pontífice.
A Igreja celebra o Dia Mundial da Paz no Ano Novo desde 1967.
Este ano, para assinalar a data, o Papa publicou uma mensagem na qual abordou os riscos da Inteligência Artificial.
"A inteligência artificial deve ser entendida como uma galáxia de realidades diferentes e não podemos assumir 'a priori' que o seu desenvolvimento dará um contributo benéfico para o futuro da humanidade e para a paz entre os povos. Um resultado tão positivo só será possível se formos capazes agir com responsabilidade", disse ele.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.