Sábado – Pense por si

ONU assinala "quebra significativa da violência" na Síria

13 de setembro de 2016 às 21:39
As mais lidas

Organização ainda não distribuiu ajuda humanitária aos civis sírios após o frágil cessar-fogo, devido a preocupações de segurança

O enviado especial da ONU para a Síria saudou hoje em Genebra "uma quebra significativa da violência" no país 24 horas após o início da anunciada trégua, mas disse que a organização ainda não distribuiu ajuda humanitária.

"A situação melhorou radicalmente", declarou aos jornalistas Staffan de Mistura, apesar de se referir a casos isolados de violência, incluindo por parte das forças rebeldes.

O responsável da ONU referiu no entanto que as Nações Unidas ainda não distribuíram ajuda humanitária aos civis sírios no primeiro dia de um frágil cessar-fogo, devido a preocupações de segurança.

"Não possuímos qualquer informação sobre camiões da ONU actualmente em movimento", disse De Mistura, exigindo "garantias que os condutores e os 'comboios' não sejam atingidos".

Previamente, os media estatais turcos tinham referido que uma coluna de 20 camiões com ajuda humanitária atravessou hoje a fronteira do país em direcção à cidade síria de Alepo, na sequência do cessar-fogo em vigor desde a tarde de segunda-feira.

Os veículos atravessaram o posto fronteiriço de Cilvegozu, na província de Hatay (sudeste), referiu a agência noticiosa oficial Anadolu, citando fontes de segurança.

A agência acrescentou que pelo menos 40 camiões deveriam atravessar a fronteira até ao final do dia de hoje.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.