Sábado – Pense por si

Mnangagwa já é presidente provisório do Zimbabué

24 de novembro de 2017 às 10:39
As mais lidas

Robert Mugabe não esteve na cerimónia. Mnangagwa garante que o antigo presidente terá as "máximas condições de segurança e bem-estar".

Emmerson Mnangagwa tomou hoje posse como presidente provisório do Zimbabué, em substituição de Robert Mugabe que apresentou a demissão na sequência de um golpe de Estado militar.

Mangagwa, 72 anos, ex-vice-presidente e líder da ZANU-PF (partido no poder) desde o passado domingo, prestou juramento perante milhares de pessoas reunidas num estádio de Harare.

"Eu, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, juro que enquanto presidente da República do Zimbabué serei leal à República do Zimbabué e vou obedecer, apoiar e defender a Constituição e as leis do Zimbabué", declarou o novo chefe de Estado.

Robert Mugabe, 93 anos, não esteve presente na cerimónia de tomada de posse.

O jornal de HarareThe Herald noticia hoje que Mnangagwa garantiu total segurança e bem-estar ao antigo chefe de Estado, que se manteve no poder desde 1980.

Mugabe apresentou a demissão na terça-feira depois do golpe de Estado de 14 de Novembro, evitando o processo de destituição parlamentar iniciado pelos deputados da ZANU-PF.

Mnangagwa garantiu total segurança e bem-estar a Robert Mugabe

O futuro presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, garantiu segurança total ao ex-chefe de Estado Robert Mugabe e família, noticia hoje o jornal estatal The Herald.

Mnangagwa "encontrou-se na quinta-feira com o ex-presidente, o camarada Mugabe, assegurando que ele e a família vão beneficiar de máximas condições de segurança e bem-estar", refere o jornal.

A notícia doThe Herald não especifica o tipo de condições que foram garantidas pelo novo chefe de Estado.

Robert Mugabe, 93 anos, demitiu-se na terça-feira após 37 anos no poder, na sequência de um golpe militar ocorrido na noite de 14 de Novembro e que limitou os movimentos do líder e fundador da ZANU-PF (partido no poder) e chefe de Estado.

Mugabe acabou por apresentar a demissão após o Parlamento ter dado início a um processo de destituição que não chegou a concretizar-se.

Emmerson Mnangagwa, 75 anos, líder da ZANU-PF desde o passado domingo, toma posse hoje como presidente do Zimbabué num estádio de Harare, encontrando-se neste momento milhares de pessoas no local.

De acordo com o jornalThe Herald, Robert Mugabe informou o sucessor (Mnangagwa) que não vai estar presente na cerimónia de tomada de posse porque "precisa de tempo para descansar".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.