A chanceler alemã e o presidente francês vão abordar o Brexit e a posição norte-americana quanto à NATO e à UE
Achanceleralemã, Angela Merkel, recebe hoje em Berlim o Presidente francês, François Hollande, num encontro para "reforçar a coesão" europeia perante desafios como o Brexit e a nova postura da administração norte-americana face à NATO e à UE.
Fontes oficiais francesas citadas pela agência EFE explicaram que o encontro servirá para que ambos os países demonstrem uma vez mais a sua capacidade de resposta conjunta, pondo em destaque o projecto de defesa europeia comum, cujo objectivo é o complementar a NATO.
Tanto a Alemanha como a França, considerados motores do projecto europeu, pretendem manter uma postura firme e conjunta perante todos aqueles que ataquem os seus interesses e a sua segurança, tanto no âmbito internacional como no âmbito nacional.
A nível comercial, o Reino Unido pretende dar uma "machadada" no mercado comum da União Europeia, ao optar por uma "saída dura" da União Europeia - daqui a pouco mais de dois anos. A saída do Reino Unido poderá impactar - de formas ainda desconhecidas - tanto os agricultores franceses como os industriais alemães.
Quanto às grandes questões diplomáticas internacionais, a nova administração norte-americana de Donald Trump considera a NATO uma "organização obsoleta" e já prometeu que vai lutar para que os outros Estados-membros participem mais no pagamento das contas da Aliança. Também prometeu "rasgar" o acordo nuclear com o Irão - que a França e a Alemanha também assinaram.
Donald Trump antevê o fim do euro e já defendeu que mais países europeus deveriam seguir o caminho do Reino Unido e sair da União Europeia.
O encontro entre Hollande e Merkel ocorre exactamente no mesmo dia em que Donald Trump se reúne com a primeira-ministra britânica, Theresa May, naquele que é o primeiro encontro do novo Presidente dos EUA com um dirigente estrangeiro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.