Os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal vão manter-se com aviso amarelo até às 15h de hoje.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso amarelo, que já abrangia Faro e Beja, aos distritos de Lisboa e Setúbal devido à previsão de aguaceiros por vezes forte e ocasionalmente acompanhados de trovoada.
Mariline Alves/Cofina
Os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal vão manter-se com aviso amarelo até às 15h de hoje.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco, mas por causa da queda de neve acima de 700/800 metros até às 9h de Hoje.
Para o distrito de Faro, o IPMA emitiu também um aviso laranja entre as 12h de sexta-feira e as 7h de sábado atendendo à agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 3 a 4 metros.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê até quinta-feira chuva forte, em especial na região sul, e neve devido a uma "região depressionária".
"O estado do tempo no território do continente será condicionado até dia 09 [quinta-feira], por uma região depressionária complexa, com um núcleo centrado a sudoeste do Algarve, e outro, pouco cavado, sobre o norte da Península Ibérica, em deslocamento rápido para oeste, com expressão em altitude", refere o IPMA em comunicado na terça-feira.
Desta forma, o IPMA prevê a ocorrência de precipitação, até meio da tarde de quinta-feira, em especial na região sul, sendo que até ao final da manhã de hoje poderá ser sob a forma de neve nas regiões Norte e Centro acima de 600/800 metros de altitude.
O IPMA indica ainda que no Alentejo e Algarve a precipitação poderá ser "localmente intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoadas e queda de granizo".
A partir de quinta-feira, o IPMA prevê um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve, com ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros, a aumentar gradualmente para 2,5 a 3,5 metros.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.