O IPMA prevê a ocorrência de precipitação, até meio da tarde de quinta-feira, em especial na região sul.
O tempo em Portugal continental vai ser condicionado até quinta-feira por uma "região depressionária complexa", com regresso de chuva forte, em especial na região sul, e neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Mariline Alves
"O estado do tempo no território do continente será condicionado até dia 9 [quinta-feira], por uma região depressionária complexa, com um núcleo centrado a sudoeste do Algarve, e outro, pouco cavado, sobre o norte da Península Ibérica, em deslocamento rápido para oeste, com expressão em altitude", refere o IPMA em comunicado.
Desta forma, o IPMA prevê a ocorrência de precipitação, até meio da tarde de quinta-feira, em especial na região sul, sendo que até ao final da manhã de quarta-feira poderá ser sob a forma de neve nas regiões Norte e Centro acima de 600/800 metros de altitude.
Ainda de acordo com o IPMA, a ocorrência de neve pode descer aos 400/600 metros no extremo norte durante a noite de dia quarta-feira. Nesse período há a possibilidade de queda de neve na serra de S. Mamede, na região fronteiriça do nordeste alentejano.
O IPMA indica ainda que no Alentejo e Algarve a precipitação poderá ser "localmente intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoadas e queda de granizo".
A partir de quinta-feira, o IPMA prevê um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve, com ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros, a aumentar gradualmente para 2,5 a 3,5 metros.
O IPMA já emitiu aviso amarelo para os distritos de Guarda e Castelo Branco, devido à previsão de neve, que irá vigorar entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira, alertando como impactos prováveis a acumulação e possível formação de gelo, com vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.
Também os distritos de Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo, entre as 00:00 e as 15:00 de quarta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.